A Fiat divulgou nesta terça-feira fotos oficiais do novo Punto 2012, que será apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt, em setembro, na Alemanha. O carro chega no mercado europeu no próximo ano. Ainda não é possível afirmar que esse será o design do Punto no Brasil, mas tudo indica que a versão vendida no país tenha essa linguagem.
Com isso, o mercado nacional receberá a última atualização do Punto. Na Europa, o carro já havia sofrido uma reestilização, chamada Evo. O Brasil já deveria ter à disposição essa versão, mas devido ao desastre natural no Japão, o Punto só recebeu um pequeno facelift.
A principal mudança externa será no para-choque, com dois piscas instalados ao lado da entrada de ar. O símbolo da Fiat deixa a grade e é aplicado acima, próximo ao começo do capô. Na traseira, as lanternas de ré agora são triangulares. Um friso trapezoidal delimita o limite extremo do carro, contornando a área da placa.
Clique aqui e veja mais fotos
O painel ficou mais envolvente e elegante, semelhante ao do hatch médio Bravo. Há um aplique central que lembra fibra de carbono, dando um ar mais esportivo ao veículo. O ponto negativo fica na ausência de uma central multimídia, talvez oferecida como opcional. Ao invés disso, um estranho suporte de GPS ergue-se acima das saídas de ar centrais em direção ao motorista, oferecendo além da navegação os sistemas Blue&Me e EcoDrive.
Painel está mais envolvente, mas ficaria melhor com uma central multimídia |
Saiba mais...
Punto Evo Abarth: Coma poeira, T-Jet! Fiat Punto 2012 ganha nova versão 'Itália' Punto 2011 ganha nova versão Abarth
A marca do escorpião também vai apresentar uma versão venenosa do Punto. Trata-se do Abarth Superesport. O hatch terá um motor 1.4 T-Jet de 180 cavalos que, segundo a Fiat, fará de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. A velocidade máxima é 216 km/h. A Abarth também vai lançar dois modelos baseados no 500: o 695 Competizione, com motor T-Jet de 178 cavalos, e o 500 Cabrio Italia, comemorativo aos 150 anos da unificação do país.
Punto Abarth Supersport tem motor turbo de 180 cavalos |
Panda
Outra novidade no Salão de Frankfurt será a terceira geração do Panda, baseada no Uno. O compacto terá três opções de motor a gasolina: duas de dois cilindros TwinAir, de 85 cavalos turbo e 65 cavalos aspirado, e uma com 1.2 litros, de 69 cavalos. Haverá ainda um propulsor 1.3 Multijet a diese, com 75 cavalos. O Panda dificilmente virá para o Brasil, mas o motor TwinAir pode equipar versões futuras do novo Uno.
Leia mais do Panda no blog do Boris
Panda 2012 |