terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bravo T-Jet acelera bem e bebe pouco; maior rival é o 'irmão' Punto

  • <b>Fiat Bravo T-Jet: bonito e quase sempre bom de guiar, mas preço não ajuda</b> Fiat Bravo T-Jet: bonito e quase sempre bom de guiar, mas preço não ajuda
Carros esportivos costumam ultrapassar a barreira da razão. Temas como preço, consumo e espaço interno são colocados em segundo plano, ofuscados por aceleração, estabilidade e, principalmente, prazer ao dirigir. Enquadrando o Fiat Bravo T-Jet na categoria dos esportivos, cabe destinar ao carro um olhar às suas vocações, relativizando os pontos mais mundanos.
Lançada no Brasil em junho deste ano, a versão apimentada do Bravo é o carro mais forte da gama média da Fiat à venda no país, substituindo a versão esportiva do Fiat Stilo, a Abarth 2.4, que saiu de cena em 2009. Se não é tão potente quanto o seu predecessor (o Stilo tinha um motor 2.4 aspirado capaz de render 167 cavalos), o Bravo não fica muito atrás quando o assunto é o desempenho declarado pela fabricante. De acordo com a Fiat, o T-Jet vai de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e tem máxima de 206 km/h. O Stilo Abarth cumpria a mesma aceleração em 8,4 segundos e alcançava os 212 km/h.
Esportivos não foram feitos para vender muito. A máxima é reforçada quando se fala de um carro derivado de um modelo que patina no mercado. O Bravo não vende bem desde o seu lançamento, e do mesmo mal sofre o T-Jet. E nem dá para colocar a culpa no preço: R$ 68.950 é o valor sugerido para o esportivo, pouco mais de R$ 2 mil acima da versão Absolute do hatch médio.

Configurado como a unidade avaliada por UOL Carros, entretanto, o hatch turbinado bate em absurdos R$ 87.659. O "nosso" Bravo tinha todos os opcionais disponíveis, como teto solar elétrico Skydome, faróis de xenônio, bancos revestidos em couro com costura vermelha, sistema de chuva, luminosidade e de monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros, sistema de som de alta fidelidade e rádio com navegador e tela de cinco polegadas.

Mesmo desconsiderando os opcionais, o Bravo T-Jet vem bem equipado. Airbag duplo, freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento), controle de estabilidade e de tração, sistema Hill Holder (auxílio de partida em ladeiras), rodas de 17 polegadas, ar-condicionado bizona e trio elétrico são itens de série. Mais detalhes do carro podem ser vistos nas fotos abaixo, clicadas por Thatiane Faria:

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