terça-feira, 30 de agosto de 2011

Fiat revela mudanças no Punto 2012

 (Fiat/Divulgação)


A Fiat divulgou nesta terça-feira fotos oficiais do novo Punto 2012, que será apresentado mundialmente no Salão de Frankfurt, em setembro, na Alemanha. O carro chega no mercado europeu no próximo ano. Ainda não é possível afirmar que esse será o design do Punto no Brasil, mas tudo indica que a versão vendida no país tenha essa linguagem.

Com isso, o mercado nacional receberá a última atualização do Punto. Na Europa, o carro já havia sofrido uma reestilização, chamada Evo. O Brasil já deveria ter à disposição essa versão, mas devido ao desastre natural no Japão, o Punto só recebeu um pequeno facelift.

A principal mudança externa será no para-choque, com dois piscas instalados ao lado da entrada de ar. O símbolo da Fiat deixa a grade e é aplicado acima, próximo ao começo do capô. Na traseira, as lanternas de ré agora são triangulares. Um friso trapezoidal delimita o limite extremo do carro, contornando a área da placa.

Clique aqui e veja mais fotos

O painel ficou mais envolvente e elegante, semelhante ao do hatch médio Bravo. Há um aplique central que lembra fibra de carbono, dando um ar mais esportivo ao veículo. O ponto negativo fica na ausência de uma central multimídia, talvez oferecida como opcional. Ao invés disso, um estranho suporte de GPS ergue-se acima das saídas de ar centrais em direção ao motorista, oferecendo além da navegação os sistemas Blue&Me e EcoDrive.

Painel está mais envolvente, mas ficaria melhor com uma central multimídia  (Fiat/Divulgação)
Painel está mais envolvente, mas ficaria melhor com uma central multimídia


Debaixo do capô, o motor TwinAir turbo, de dois cilindros capaz de gerar 85 cavalos, com 900 cilindradas. Oferecido junto com um câmbio de seis marchas, o carro deverá reduzir as emissões de poluentes em 15%, segundo a Fiat. Também haverá opções movidas a gás natural. Todos os propulsores terão o sistema star-stop.

Abarth

A marca do escorpião também vai apresentar uma versão venenosa do Punto. Trata-se do Abarth Superesport. O hatch terá um motor 1.4 T-Jet de 180 cavalos que, segundo a Fiat, fará de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. A velocidade máxima é 216 km/h. A Abarth também vai lançar dois modelos baseados no 500: o 695 Competizione, com motor T-Jet de 178 cavalos, e o 500 Cabrio Italia, comemorativo aos 150 anos da unificação do país.

Punto Abarth Supersport tem motor turbo de 180 cavalos (Fiat Divulgaçaõ)
Punto Abarth Supersport tem motor turbo de 180 cavalos


Panda

Outra novidade no Salão de Frankfurt será a terceira geração do Panda, baseada no Uno. O compacto terá três opções de motor a gasolina: duas de dois cilindros TwinAir, de 85 cavalos turbo e 65 cavalos aspirado, e uma com 1.2 litros, de 69 cavalos. Haverá ainda um propulsor 1.3 Multijet a diese, com 75 cavalos. O Panda dificilmente virá para o Brasil, mas o motor TwinAir pode equipar versões futuras do novo Uno.

Leia mais do Panda no blog do Boris

Panda 2012 (Fiat/Divulgação)
Panda 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário