segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Novo Palio: Vida nova

Novo Palio traz grandes lanternas verticais que 'espremem' o vidro (Divulgação/Fiat Press)
Novo Palio traz grandes lanternas verticais que 'espremem' o vidro

A comparação com o Punto será inevitável, "culpa" das linhas fluidas, além do formato dos faróis, linha de cintura ascendente e para-brisa inclinado. Mas o Novo Palio tem personalidade própria, que se manifesta na frente alta, grade estilo bocão, logomarca da Fiat associada a um friso cromado e vincos nas laterais do capô. Abaixo da linha das maçanetas, a lateral também recebeu um vinco bem pronunciado.

Na traseira, as grandes lanternas verticais "espremem" o vidro e a tampa do porta-malas, aparentando um veículo mais alto, ao estilo de um monovolume, apesar de se tratar de um hatch muito mais bem resolvido que seu concorrente VW Fox. A medida da trena não desmente a impressão visual, o Palio cresceu para todos os lados: ganhou 2,8cm no comprimento, 3,1cm na largura e 6cm na altura. A distância entre-eixos, medida essencial para se ter bom espaço interno, ganhou mais 4,7cm.


O interior também é todo novo. O painel de instrumentos traz marcadores analógicos, luzes espia e uma tela em LED, enquanto o volante de três raios tem formato ergonômico. A coluna central do painel guarda os comandos do rádio e do ar. O painel tem uma faixa central que, assim como o tecidos dos bancos e os painéis de porta, podem ser personalizados. A ideia também vale para o exterior do carro, que pode receber diferentes adesivos para customização.

Versões
A versão de entrada do Novo Palio é a 1.0 Attractive, disponível com o já conhecido motor EVO 1.0 flex (75cv de potência e 9,9kgfm de torque), trazendo de série direção hidráulica, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, desembaçador e limpador do vidro traseiro, comando interno de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível, computador de bordo, iluminação no porta-malas, console central, vários porta-objetos, banco traseiro rebatível e paras-sóis com espelhos.

Já a versão 1.4 Attractive, com motor EVO 1.4 flex (85cv e 12,5kgfm), tem a mais os vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura, faróis de neblina, chave canivete, apoio de pé para o motorista e porta-luvas com iluminação. Já a versão Essence traz o motor 1.6 16V E.torQ Flex (117cv e 16,8kgfm). Seus itens de série incluem ar-condicionado, regulagem de altura no banco do motorista e rodas aro 15. O acréscimo de câmbio automatizado e o controle de velocidade formam a versão Essence Dualogic. Por enquanto, todas as versões do modelo têm quatro portas.

 (Divulgação/Fiat Press)


Sporting

A versão de topo também usa o motor 1.6, traz os mesmos itens de série da Essence, mas recebeu retoques de esportividade: aerofólio preto, faixas laterais e traseira, detalhes cromados nas laterais, minissaias, caixas de roda emolduradas, escapamento duplo cromado, spoiler, lente escurecida nos faróis, rodas de liga leve aro 16, volante em couro, painel exclusivo, apliques esportivos nos pedais e tapete de carpete. A versão Sporting Dualogic também tem câmbio automatizado e controle de velcidade.

Segurança

A opção está com o cliente. A Fiat disponibiliza como opcional, até mesmo para a versão mais simples do Novo Palio, airbag duplo e freios ABS com controle de estabilidade. Airbags laterais são opcionais a partir da Essence. Outros opcionais de conforto e conveniência são para-brisa térmico, comandos do rádio no volante, comando do câmbio no volante, sensor crepuscular e de chuva, rádio, abertura fácil da tampa traseira, apoios de braço, retrovisor interno eletrocrômico.

 (Divulgação/Fiat Press)


O velho
A aposentadoria do velho Palio não será completa porque o modelo será mantido como versão de entrada. Mas, das duas reestilizações disponíveis no mercado a Fiat optou justamente pela mais antiga e popular, o 1.0 Fire, deixando claro que a carroceria mais atual da geração anterior não caiu no gosto do público. O Novo Palio tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem. As revisões estão previstas a cada 15 mil quilômetros ou um ano.

Memória
O Palio foi lançado no Brasil em 1996. Quando a maioria dos produtos disponíveis seguia o tipo quadrado, o modelo se destacava pelas linhas arredondadas. Diferente de hoje, quando o compacto circula por nossas ruas bem "apagadinho". O Palio fez sucesso, mas uma tarefa não foi cumprida: aposentar o lendário Uno Mille.




Quanto custa?
1.0 Attractive R$ 30.990
1.4 Attractive R$ 34.290
1.6 Essence R$ 37.990
1.6 Essence Dualogic R$ 40.490
1.6 Sporting R$ 39.990
1.6 Sporting Dualogic R$ 42.490

 (Divulgação/Fiat Press)

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