segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CET vai multar desrespeito ao pedestre em toda a cidade de São Paulo a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (19), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) irá estender a fiscalização do Programa de Proteção ao Pedestre para toda a cidade de São Paulo. Portanto, todos os motoristas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante a travessia estarão sujeitos à multa de até R$ 191,53, além de até sete pontos na carteira. A regra também é válida para os motociclistas.
Apesar da abrangência da medida, as fiscalizações, segundo a CET, serão priorizadas nos centros comerciais dos principais bairros paulistanos, nos locais onde existem corredores de ônibus, na região central e na avenida Paulista.
Com o trabalho de fiscalização também será ampliada a atuação dos orientadores de travessia nas faixas de pedestres. A partir desta segunda, 633 orientadores e três equipes de mímicos atuarão diariamente no trabalho de conscientização nos principais corredores de tráfego da cidade. A previsão é que outros 136 profissionais sejam integrados a esse grupo até o final da próxima semana.
Desde 8 de agosto, as multas já eram aplicadas na região central da cidade e na avenida Paulista. Em um mês, segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), mais de 8.000 pessoas foram penalizadas por desrespeito ao pedestre. Estima-se que a ação gere 30 multas por hora em São Paulo, índice que pode se ampliar com a expansão da medida.
O número de motoristas que respeitam às travessias na capital paulista cresceu de 10% para 25% entre julho e agosto, conforme dados de um estudo do órgão de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário