ALCOOL X GASOLINA: QUAL É MAIS VANTAJOSO ?
A ENTRADA NO MERCADO DOS CARROS FLEX EM 2003,AMPLIOU O PODER DE ESCOLHA DO CONSUMIDOR PERMITINDO QUE ELE MIGRASSE DO ÁLCOOL PARA A GASOLINA E VICE-VERSA CONFORME UM OU OUTRO COMBUSTÍVEL SE TORNASSE MAIS VANTAJOSO PARA O BOLSO.NO ENTANTO,MESMO COM A CRESCENTE POPULARIDADE DOS FLEX ,QUE SOMENTE EM ABRIL/2010 SIGNIFICARAM 88% DAS VENDAS TOTAIS DE VEICULOS, MUITOS MOTORISTAS AINDA DESCONHECEM QUANDO DEVEM OPTAR PELO ETANOL E PELA GASOLINA.
A RESPOSTA REQUER UM CÁLCULO BEM SIMPLES,CONFORME EXPLICA O GERENTE DE NEGÓCIOS DA TICKET CAR,EDUARDO LOPES:BASTA DIVIDIR O PREÇO DO ÁLCOOL PELO DA GASOLINA,SUBTRAIR O RESULTADO DA PRIMEIRA OPERAÇÃO DE 1 E, EM SEGUIDA,MULTIPLICAR POR 100.SE O RESULTADO FINAL FOR MAIOR DO QUE 30%,COMPENSA TROCAR O DERIVADO DE PETRÓLEO PELO DA CANA-DE-AÇUCAR.SE FOR MENOR DO QUE 30%,VALE A PENA USAR A GASOLINA.CONSIDERANDO O ÚLTIMO LEVANTAMENTO MENSAL DE PREÇOS REALIZADO PELA TICKET,EM ABRIL,O LITRO DA GASOLINA CUSTAVA R$ 2,508 ,EM MÉDIA,NO ESTADO DE SÃO PAULO,ENQUANTO O DO ÁLCOOL ERA COTADO A R$ 1,53.APLICANDO-SE A FÓRMULA,TEMOS: R$ 1,53/ R$ 2,508,QUE RESULTA EM 0,61.QUANDO SE DIMINUI ESTE NÚMERO DE 1 ,TEMOS 0,39,QUE,PARA SE TRANSFORMAR EM PERCENTUAL,DEVE SER MULTIPLICADO POR 100,DANDO 39%.COM ESSE RESULTADO,O CONSUMIDOR DEVE OPTAR PELO ÁLCOOL,QUE POR ESSE MOTIVO VOLTOU A SER MAIS COMPETITIVO EM MAIS DE SEIS ESTADOS.ESSE CÁLCULO,POR SUA VEZ,REFLETE A DIFERENÇA DE DESEMPENHO ENTRE UM COMBUSTÍVEL E OUTRO,¨O ALCOOL GASTA MAIS PARA RODAR A MESMA DISTÂNCIA QUE A GASOLINA¨,COMENTA LOPES.EM OUTRAS PALAVRAS,ISSO SIGNIFICA QUE UM CARRO ABASTECIDO COM ETANOL TEM 30 % MENOS AUTONOMIA.DAÍ O FATO DE O PREÇO DESTE COMBUSTÍVEL TER DE SER 30% MAIS BARATO QUE O DA GASOLINA PARA SER VANTAJOSO AO BOLSO.
ALGUNS FATORES AUMENTAM CONSUMO,MAS NÃO TIRAM VANTAGEM
ESSA VANTAGEM,POR SUA VEZ,É UMA MÉDIA QUE SE APLICA ATODOS OS VEÍCULOS,SEJA QUAL FOR O MODELO - SE 1.0 OU 2.0,POR EXEMPLO.TAMBÉM NÃO SOFRE INFLUÊNCIA DE OUTROS FATORES,COMO O USO DO AR CONDICIONADO OU O FATO DE O CARRO SER MUITO PESADO,PERCORRER SEMPRE TRECHOS DE SERRA OU AINDA FICAR PARADO NO TRÂNSITO.¨APESAR DE SEREM VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NO CONSUMO DO COMBUSTÍVEL(TODAS FAZEM O CARRO GASTAR MAIS) ELAS NÃO TIRAM A VANTAGEM NA HORA DO ABASTECIMENTO¨AFIRMA O ESPECIALISTA DA TICKET .ALÉM DA DIFERENÇA ENTRE ETANOL E GASOLINA,O MOTORISTA PRECISA SEMPRE FICAR ATENTO AO CONSUMO DO CARRO,PARA ASSIM SABER SE PRECISA ECONOMIZAR MAIS O ABASTECIMENTO.A ORIENTAÇÃO DADA POR LOPES É,COM O TANQUE CHEIO,RODAR COM O CARRO ATÉ GASTAR UM QUARTO.AO ABASTECER,O MOTORISTA DEVE GUARDAR O NÚMERO REGISTRADO PELO MARCADOR DE QUILOMETRAGEM OU ODÔMETRO.DEPOIS,NOVAMENTE COM O TANQUE COMPLETO,REGISTRAR O NOVO NÚMERO,PARA VERIFICAR QUANTO GASTOU DE COMBUSTÍVEL ENTRE UM ABASTECIMENTO E OUTRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário