Algumas pessoas dizem que um carro é como um filho, isso não deixa de ser verdade, é preciso estar sempre de olho e ouvidos ligados, ao menor sinal de insatisfação do automóvel é preciso encostá-lo em uma oficina. Além disso, mesmo o carro não aparentando problemas é preciso levá-lo para as manutenções periódicas que são estabelecidas por um determinado número de meses ou quilômetros rodados, a famosa revisão.
Criou-se uma lenda em torno da honestidade dos mecânicos, e realmente é algo para ficarmos ligados, afinal, existem muitos pseudo profissionais por ai que não agem de forma honesta e acabam arrumando problemas onde não tem e muitas vezes com concertando de fato o problema real.
A dica mais importante na hora de levar o carro para arrumar é procurar referências e indicações, você com certeza deve ter um parente, amigo ou conhecido que tem seus mecânicos de preferência, o ideal é pedir indicação, e se possível peça para essa pessoa te acompanhar na hora de levar o carro até a oficina, assim a chance de ser “enrolado” é menor.
Caso não tenha uma recomendação de um profissional honesto, vale a tática da segunda opinião, ou seja, leve o carro em mais de um mecânico, e conteste tudo que for passado. Nunca chegue no mecânico dizendo qual o problema do seu veículo, mesmo que você tenha certeza, deixe ele fazer a vistoria e lhe falar qual é o problema, assim você vai ter uma boa noção se o mesmo é honesto.
Muitas vezes levar o veículo em uma autorizada pode sair caro o serviço, porém a garantia de não ser enrolado é muito maior, mas não inexistente. Em caso de dúvida a opção menos arriscada é com toda certeza procurando uma rede de serviços da marca (rede autorizada).
Por fim, caso uma peça tenha que ser trocada, peça para levar a peça velha consigo, desta forma é uma garantia a mais de que a peça realmente foi trocada. Acompanhar o conserto de perto também é uma dica valida, se possível vá perguntando o que está acontecendo.
Quando deixar o seu carro no concerto repare também qual a quilometragem e nível de combustível atual, em alguns lugares o seu carro pode até mesmo ser usado para passei ou ter o combustível retirado, prevenção nunca é demais e sempre desconfie.
Deixar objetos de valores dentro do automóvel também é um ato arriscado, muitas oficinas não se responsabilizam pelo conteúdo deixado dentro do carro, neste caso leve todos os objetos se for necessário deixar o carro na oficina.
Não existe uma fórmula certa a ser seguida, mas se você ficar de olho e seguir as recomendações é possível que a visita ao mecânico seja menos traumática e mais barata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário