quinta-feira, 7 de julho de 2011

É CERTO LAVAR O MOTOR DO SEU VEÍCULO?

:: Cuidados ao lavar o motor do seu carro ::



Muitas pessoas gostam de manter seu carro sempre limpinho. Passam horas lavando, encerando, dando brilho na pintura. Depois, vem a parte interna, aspira, limpa o estofamento e lava os carpetes de borracha, além é claro, passar silicone líquido no painel e limpar bem os vidros. Para quem já fez tudo isso, não custa nada lavar o motor, quer dizer, não custava. Atualmente, os motores possuem diversos sensores que fazem parte do sistema de gerenciamento eletrônico do sistema de injeção e ignição. Alguns desses sensores, principalmente o sensor de fluxo de ar e o sensor de posição de borboleta não podem ser molhados, pois, a água infiltra na trilha do seu potenciômetro com muita facilidade, ocorrendo erros de medição e, conseqüentemente, falhas no funcionamento do motor.
 

Pior ainda, se a lavagem for feito em lava-rápidos, onde normalmente se utiliza de uma máquina para efetuar a limpeza.
Além dos sensores, alguns veículos, utilizam a unidade de comando do sistema de injeção no compartimento do motor. Uma vez danificada, deve ser substituída, aí, uma simples lavagem pode se tornar uma tremenda dor de cabeça.

Se o motor estiver muito sujo, proteja todos os componentes eletrônicos para efetuar a limpeza, ou procure lava-rápidos que saibam lidar com esses veículos.
Observação: Evite utilizar querosene para limpeza ou qualquer tipo de solvente de origem mineral. Embora não venha a danificar o motor, provocam o ressecamento dos coxins e de todas as borrachas da suspensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário