Polo 2012: Impressões ao dirigir e mais 52 imagens
Ontem estivemos no lançamento do Polo 2012 e também dos novos Gol Rock in Rio e Fox Rock in Rio. Mas antes do evento noturno, a Volkswagen realizou um test drive com o Polo 2012 na parte da tarde.
Andamos em pelo menos quatro versões diferentes do modelo 2012: Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion, Polo Sedan Comfortline 1.6, Polo Sedan Comfortline 2.0 e Polo hatch Sportline 1.6 I-Motion.
A primeira impressão que tivemos foi no Polo Sedan Comfortline I-Motion 2012. Equipado com motor VHT 1.6 Flex, o Polo Sedan 2012 oferece bom desempenho e conforto, embora a transmissão automatizada não seja a preferida pela maioria dos consumidores.
Com potência entre 101 e 104 cv, dependendo do combustível, o Polo Sedan 1.6 2012 com sistema I-Motion enfrenta bem o trânsito urbano. O sistema I-Motion obriga o condutor a optar pelos modos automático ou manual.
Começamos pelo automático. Pisando moderadamente, o Polo Sedan 1.6 I-Motion 2012 eleva rápido o giro, e quando aparece a troca de marcha, a rotação cai bastante, provocando certo desconforto nas trocas.
A sensação é mais de uma redução brusca do que de um tranco. O ruído interno ao rodar é bom, mas fica prejudicado pelo ruído do motor, quando exigido pelo I-Motion no modo automático.
Mas aí, para colocar o Polo Sedan 1.6 I-Motion 2012 para andar um pouco mais rápido, o melhor é optar pelas trocas manuais. No modelo testado, o volante multifuncional – semelhante ao de Jetta, Passat, etc – abriga o paddle shift.
Essas borboletas deram mais gosto de usar do que no Jetta 2.0 TSI 2012, por exemplo. Por quê? No Jetta, as trocas de marchas são muito suaves e sem grande aumento de rotação, uma vez que quem faz o serviço é o sistema eletrônico da DSG, e você mal sente a mudança.
Já no I-Motion, o sistema também engata as marchas, mas não da mesma forma suave, assim o condutor acaba sentindo (e ouvindo) o giro do motor subir, o que dá maior sensação de ganho de velocidade.
Além disso, o motorista escolha a marcha e a rotação que achar melhor, garantindo maior conforto ao dirigir e menor ruído. Entretanto, se ainda assim desejar mais desempenho no modo automático, o melhor é optar pelo modo esporte, só que o VHT vai gritar ainda mais.
A suspensão é firme como em todo Volkswagen, oferecendo muita estabilidade, mas conforto mediano. Enfrenta bem a dureza do nosso asfalto, e transmite segurança nas manobras mais ousadas.
O Polo Sedan 1.6 Comfortline I-Motion 2012 pode ter vários itens de conforto e segurança, destacando-se sensor de chuva e crepuscular, Bluettoth, SD Card/USB/iPod, controle de cruzeiro, controles de áudio e telefonia no volante, ar condicionado Climatronic, entre outros. Infelizmente, muitos desses itens ainda são opcionais.
Polo Sedan 1.6 Comfortline
Bom, com câmbio manual, o Polo Sedan 1.6 Comfortline 2012 fica mais dócil e no controle do motorista. Para quem quer ter a condução sob seu domínio total, então não há opção melhor. No entanto, o 1.6 VHT ainda se faz sentir bastante no interior.
Para resolver essa questão do ruído de uma vez por todas, esqueça o 1.6 VHT e vá direto para o conhedíssimo 2.0 da Volkswagen. O longevo EA113 continua firme e forte na gama de produtos da marca alemã, e o Polo 2012 não poderia ficar de fora dessa opção.
O Polo Sedan 2.0 Comfortline 2012 nem precisa do logotipo 2.0 para que você o reconheça só em acelerar. O 2.0 entrega um torque de 17,3 kgfm à apenas 2.250 rpm. Calma, ainda não é um diesel, mas já está muito bom para o tamanho e peso do Polo 2012.
Com maior força em baixas rotações, a condução do Polo Sedan 2012 fica privilegiada pelo menor ruído do motor e resposta mais rápida ao acelerador, tanto em saídas quanto nas retomadas. O conforto ao dirigir é bem maior que nas versões mais fracas, embora com a desvantagem de um consumo ligeiramente maior.
O Polo hatch 2012 Sportline I-Motion oferece o mesmo desempenho e características de condução e conforto, mas com maior agilidade por seu tamanho e peso menores.
Porque não mudou?
A Volkswagen decidiu não mexer com quem está quieto. Ou seja, manteve o mesmo estilo geral do Polo anterior, evidenciado por seus faróis e lanternas. Ao contrário do Fox, que adotou a nova identidade global da Volks, o compacto Premium parece estar tentando dizer algo.
O retoque no salão de beleza só o deixou igual ao Polo Vivo sul-africano. Mas com a tendência cada vez maior dos modelos VW terem o mesmo visual, isso pode significar um retoque pré-final de linha. Vem algo novo por aí? Quem sabe.
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