O chamado "rapel", prática habitual no fim do mês - quando as concessionárias licenciam carros do estoque para contabilizar no mês e atingir e a meta de vendas - foi responsável por mudanças inesperadas no ranking de vendas por marcas em agosto. O "esforço de vendas" fez o mercado registrar nada menos do que 20.992 unidades num único dia, quarta-feira (31). Um desempenho bem acima da média diária do mês, que foi de 13,3 mil unidades, conforme números provisórios do Renavam. A Peugeot foi a empresa mais eficiente nas vendas de última hora. Com uma média de 340 carros/dia, a marca francesa extrapolou no último dia do mês e licenciou 1.146 unidades, principalmente dos modelos 207 e 408. Como consequência, a Peugeot saltou da décima para a sétima posição de um dia (30) para o outro (31), superando de uma só vez a Toyota, a Honda e a Citroën. Mas quase todas as montadoras aumentaram as vendas dia 31 e por isso o efeito rapel não deu muito resultado, com exceção da Peugeot, que exagerou na dose: vendeu no último dia do mês 278% a mais do que a média diária de agosto. A Mitsubishi também investiu pesado nas vendas no dia 31, mas o resultado não alterou a posição da marca no ranking, que permaneceu na 13ª. posição. A Mitsubishi vendeu dia 31 de agosto 569 unidades, 164% a mais do que a média diária, que foi de 215 carros. Chery (que ganhou uma posição no ranking), Nissan e Honda também mais que dobraram o volume de vendas no último dia do mês. Veja na tabela abaixo qual foi a média diária de vendas das quinze principais marcas em agosto e qual o tamanho do "rapel" no dia 31. Esforço de Venda Quanto cada marca vendeu a mais no último dia do mês
|
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
2/9/2011 - "Rapel" muda posições no ranking
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário