Achei essa lista de orientações que é muito boa. Leia com atenção e faça uma avaliação melhor no Detran.
1) EM PRIMEIRO lugar, coloque o banco em posição que possa lhe proporcionar liberdade de movimento, para poder manejar os pedais e os comandos do veículo com facilidade.
2) VERIFIQUE a posição dos espelhos retrovisores.
3) NÃO ESQUEÇA de estar com a Licença de Aprendizagem e a Carteira de Identidade, para entregar ao examinador.
4) NO EXAME PRÁTICO de direção, o candidato deverá executar várias manobras nas vias públicas, efetuando paradas, curvas à direita ou à esquerda, marcha a ré, baliza etc.
As principais faltas cometidas pelos candidatos nos exames de direção podem ser enumeradas:
1) Deixar de fazer o sinal de parada ou de mudança de direção.
2) Deixar de olhar para trás ao sair do veículo (não deve ser usado só o espelho retrovisor).
3) Deixar de tomar a pista própria nas conversões, ou não observar o trânsito naquelas manobras.
4) Parar o veículo muito afastado do meio-fio.
5) Ao estacionar, bater as rodas do veículo no meio-fio.
6) Avançar sinal de impedimento.
7) Aproximar muito de outro veículo ou obstáculo(s).
Não parar ao transpor via preferencial.
9) Não demonstrar o controle da direção ou da embreagem, inclusive nas ladeiras, onde são feitas outras avaliações, inclusive troca de marchas.
COMO EFETUAR A MARCHA A RÉ
1) Quando for fazer a marcha a ré, tente parar o veículo alinhado com o meio-fio, tomando por base o ponto de referência (capô)
2) Quando engrenar a marcha a ré e antes de iniciar a aceleração, solte a embreagem aos poucos, até sentir que chegou ao seu limite de ação.
3) Inicie a aceleração e vá soltando a embreagem.
4) Para deslocar o veículo em marcha a ré, observe o outro ponto de referência (vidro traseiro), o qual deverá coincidir com a guia do meio-fio, ou o veículo estacionado atrás.
COMO FAZER A BALIZA
1) Verifique se a vaga é suficiente para estacionar o veículo.
2) Veja se não vem outro veículo atrás e sinalize sua intenção de parar. Coloque-se paralelamente ao carro à sua frente e pare quando estiver alinhado com o mesmo.
3) Dê a marcha à ré devagar, virando todo o volante para a direita até seu veículo ficar num ângulo de 45 graus em relação ao meio-fio.
4) Quando os pneus dianteiros do seu veículo estiverem na mesma linha pára-choques traseiro do carro da frente, vire o volante para a esquerda, enquanto prossegue dando a marcha a ré vagarosamente, até chegar ao espaço de estacionar.
5) Pare quando o pneu traseiro estiver próximo, mas sem tocar o meio-fio. Antes de parar, vire a direção para a direita.
6) Chegue um pouco à frente, sempre com o carro paralelo ao meio-fio, deixe distância igual entre o carro da frente e o carro de trás.
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