O Ford Fiesta, veículo campeão de vendas da Ford no Brasil é um dos destaques da marca no Salão do Automóvel. A maior novidade é o protótipo Trail Concept, criado no Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford em Camaçari, na Bahia. A função do modelo, exibido em primeira mão, na cor laranja “Orange Crush”, é servir como exercício de estilo para testar a aceitação de novas propostas de design que poderão ser seguidas pela linha no futuro.
Outras quatro versões atuais do Fiesta estão incluídas na exposição, sendo duas Hatch e duas Sedan, com motores Flex 1.6 e 1.0 e equipadas com acessórios originais Ford. O Fiesta Hatch Flex 1.0 traz rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina e soleiras. O modelo Hatch Flex 1.6 é personalizado com o kit ST, composto de aerofólio, saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro, além de soleiras, tapetes, manopla e pedaleiras esportivas.
O Fiesta Sedan Flex 1.0 exibe rede porta-objetos no porta-malas e soleiras. O Sedan Flex 1.6 também é incrementado com o kit aerodinâmico - aerofólio, saias laterais e spoiler dianteiro - além de rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, rede porta-objetos no porta-malas, CD-player com MP3, manopla e pedaleiras esportivas.
No Brasil, foi lançado em 1995, como modelo importado da Espanha, no estilo de carroceria da 3a. geração (MK3), nas versões 3 e 5 portas, com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto, com módulo eletrônico EEC-IV, e um acabamento bom comparado aos concorentes da época, como Chevrolet Corsa GL 1.4 E.F.I, Fiat Uno CS 1.5 i.e., e Volkswagen Gol CLi 1.6.
No ano seguinte, 1996, foi lançado o modelo já fabricado no Brasil, reestilizado, no estilo MK4, mais arredondado. Veio substituir o Escort Hobby. Não primava pela estética exterior, mas apresentava um excelente conjunto mecânico, suave e econômico, com as opções de motores Endura-E 1.0L EFI, 1.3L EFI e Zetec-SE 1.4 16V EFI, todos com injeção de combustível multiponto com módulo EEC-V. Destacava-se também pelo acabamento interno, com materiais de qualidade superior comparado à concorrência do seu segmento, entre os modelos nacionais. Era oferecido nas versões básica (Popular) e CLX, com opções de motor 1.3L e 1.4L 16V, com variações de acabamento interior em cores cinza azulado ou bege. Em 1998 surge a série especial Class, derivada da versão Popular, oferecido no começo apenas com 3 portas e direção hidráulica de série, e, em todas as versões, o air bag passa a ser opcional, e o acabamento interno passa a ser diferenciado, com estilo mais jovial. Já em 1999 a produção do modelo 1.3L termina, dando lugar à versão 1.0 Class, que deixa de ser série especial, agora apenas com 5 portas.
Em 2000 sofre alteração leve no design, apresentando um conjunto frontal mais agressivo, e novos motores. Saem de linha os Endura-E e Zetec-SE para dar lugar aos novos Zetec RoCam 1.0L e 1.6L, mais potentes, porém menos econômicos. As versões oferecidas passam a ser a GL (básica), GL Class (intermediária), ambas com motor 1.0L, e a GLX (mais luxuosa), com motor 1.6L. Ainda em 2000, é oferecida a série especial Sport, nas opções 1.0L e 1.6L, com acabamento interno e externo esportivo, em uma única cor: Vermelho sólida. Entre os diferenciais, destacavam-se o párachoques dianteiro idêntico à versão esportiva ST européia, aerofólio traseiro, e saias laterias e traseira, além de rodas de liga-leve aro 14″ e interior com apliques na cor prata metálico no painel, e pedais e manopla de câmbio esportiva. Em 2001 chega a série básica Street, que passa mais tarde a ser produzida em larga escala, até hoje, e os indicadores de direção frontais (acoplados ao farol) e laterais, nos paralamas, passam a ser transparentes, quando antes eram na cor âmbar, além dos tecidos internos serem revistos.
Por fim, em 2003, chega a nova geração, MK5, com nova carroceria, seguindo o conceito new-edge, da Ford, com arestas ressaltadas e harmonia entre linhas retas e arcos. Era oferecido nas versões Personnalité 1.0L (a versão de entrada), Supercharger 1.0L (intermediária - o primeiro carro de série no Brasil a usar um compressor mecânico), e o Class 1.6L (top de linha).
Em 2007 o modelo passou por uma reestilização leve, ganhando um interior menos simplório, com novas linhas, texturas, tecidos e cores, e modificações externas, como nova frente, mais robusta, e nova traseira, com lanternas de lentes transparentes.E a antiga serie Trail deixa de ser um conjunto de acessórios instalados nas concessionárias para ser uma versão de série.
Curiosidades: Derivado do último modelo (o Mk5) e baseado no europeu Ford Fusion (pequeno utilitário mais urbano - não confundir com o sedan mexicano, de mesmo nome), surgiu o Ford EcoSport.
Atualmente, está a venda no Brasil nas versões:
- Hatch 1.0 FLEX/1.6 FLEX
- Hatch Trail 1.0 FLEX/1.6 FLEX
- Sedan 1.0 FLEX/1.6 FLEX
Em breve será substituido na Europa por um modelo derivado do conceito de estilo chamado Ford Verve. Há rumores de que este novo modelo se chame ainda Fiesta e venha para o Brazil, em 2010. E que outro conceito, o Ford Kuga, recém apresentado na versão final, venha a inspirar uma nova geração do EcoSport, cuja primeira reestilização deve acontecer logo em 2008.
Motores do Ford Fiesta
- 1.0 8V Endura-E gasolina - 51.5 cv líquidos
- 1.0 8V Zetec Rocam gasolina - 65 cv líquidos
- 1.0 8V Zetec Rocam Supercharger gasolina - 95 cv líquidos
- 1.0 8V Zetec Rocam flex - 71/73 cv líquidos
- 1.3 8V Endura-E gasolina - 58.1 cv líquidos
- 1.4 16V Zetec-SE importado gasolina - 88.8 cv líquidos
- 1.6 8V Zetec Rocam gasolina - 95 cv líquidos
- 1.6 8V Zetec Rocam flex - 105/111 cv líquidos
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