sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tudo sobre a Pickup Ford Ranger

Para tentar driblar a falta de competitividade da Courier no segmento de picapes pequenas - dominado atualmente pela Chevrolet Montana e Fiat Strada -, a Ford decidiu apelar para a veterana Ranger. E o mote é o mesmo utilizado no lançamento do Fusion: mais por menos. É assim que a montadora pretende emplacar as vendas da linha 2008 de sua picape média, que traz como principais novidades a versão “Sport”, suspensão traseira reconfigurada e relação nova de direção, além de garantia de 2 anos, sem limite de quilometragem.

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A nova versão chega com o motor Duratec 2.3 litros, a gasolina, tração 4×2, e um propósito diferente dentre as 15 opções disponíveis do veículo: conquistar consumidores mais jovens, entre 25 e 30 anos. Para isso, a Ford cobra pela Ranger Sport R$ 49.990, valor inferior, por exemplo, ao do Fiat Strada Adventure (R$ 51.865) e ao do Chevrolet Montana Sport (R$ 52.149), ambos com motor 1.8 bicombustível e equipados com todos os opcionais disponíveis.

Além da configuração “Sport”, a picape média Ford é oferecida nas versões “XL”, “XLS”, “XLT” e “LTD” (”Limited”), que são divididas entre tração 4×2 e 4×4, cabine simples ou dupla e motorização a gasolina ou a diesel. Tudo para atender a todos os tipos de clientes, frisa a montadora. A linha 2008 já está disponível em algumas concessionárias da marca.
ESTILO
Por ser montada sob a configuração “XLS”, a versão “Sport” é oferecida somente na carroceria cabine simples e com o motor a gasolina. Traz de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, controle elétrico dos retrovisores, farol de neblina e CD Player com leitor MP3, pára-choque dianteiro e retrovisores na cor do veículo e rodas de aço de 16 polegadas com visual diferenciado.
Outros itens que colaboram bastante com o aspecto jovial do veículo são os pneus 245/70 com inscrições em branco e, claro, a exclusiva cor vermelho Itália. Além desta, o catálogo de cores inclui branco Ártico (sólida), prata Geada (metálica), cinza Ubatuba e preto Gales (perolizadas). Aliás, esta última substitui a tonalidade sólida preta Ebony e será comercializada (em caráter promocional) pelo mesmo valor da cor sólida.

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Nas outras versões da linha, as modificações estéticas foram mais simples. Os adesivos “Limited” e “4×4” têm grafia diferente à utilizada na gama 2007. Além disso, os modelos XLS cabine dupla passam a contar com grade do radiador e o pára-choque dianteiro em preto.
DESEMPENHO
Na parte mecânica, sem dúvida, a grande mudança fica por conta do conjunto de suspensão traseiro. Assim como na picape grande F-250, os amortecedores traseiros foram deslocados 217,5 milímetros do lado interno para fora das longarinas, junto às rodas. Com isso, a distância entre os amortecedores passou de 680 mm para 1.115 mm. De acordo com a Ford, este reposicionamento do sistema de suspensão fez com que a eficiência do amortecimento melhorasse 30%. O centro de rolagem (ponto imaginário a partir do qual a carroceria rola em uma curva) foi rebaixado em 60 mm e, a bitola traseira, aumentada em 34 mm.
Outra modificação foi no conjunto da direção, que passou a ter relação 15% mais rápida e direta, segundo o supervisor de Engenharia para picapes da Ford, Klaus Mello. Esse ajuste fez com que o número de voltas de batente a batente fosse reduzido em meia volta, totalizando agora 3,5 rotações. “Para se ter idéia, a direção do Fiesta dá três voltas”, explica Mello. Ainda no volante, a curva de assistência foi recalibrada, deixando a direção mais leve em manobras.
Os motores são sofreram ajustes. O propulsor a gasolina é o Duratec 2.3 litros, capaz de desenvolver 150 cavalos de potência a 5.250 rpm e 22,1 kgfm de torque, disponíveis a 3.750 giros. A motorização diesel é a Power Stroke Eletronic 3.0 l, com 163 cv a 3.800 rm e torque de 38,7 kgfm a 1.600 rotações. O câmbio manual tem cinco marchas nos dois motores. Segundo informações da montadora, o consumo médio da Ranger Sport é de 9,9 km/l, a aceleração de 0 a 100 é feita em 13,7 segundos e a velocidade máxima é de 147 km/h.
No test-drive de cerca de 200 quilômetros, realizado com a Ranger Sport, a nova suspensão traseira realmente mostra-se mais eficiente que a do modelo 2007. Mas não vá esperando por milagres. Por ser uma picape média, o pula-pula dentro da cabine continua o mesmo. A diferença é que a traseira “sai” menos nas curvas. Neste primeiro contato, o volante respondeu prontamente aos comandos, o que minimizou um pouco o problema da falta de agilidade no trânsito urbano.
Os comandos são bem alocados, com destaque para o posicionamento da alavanca de câmbio. Um componente que pode causar um pouco de confusão no início é o manete do lado esquerdo do motorista, que concentra as setas, o acionamento do pára-brisa e o lavador do vidro no mesmo lugar, mas nada como alguns minutos para se adaptar. O acabamento é simples e, apesar de a Ford dizer que a Ranger é homologada para transportar três pessoas, o conforto é bom apenas para duas. O adulto que for sentado no meio do assento terá que ficar driblando a alavanca de câmbio, pois o espaço para as pernas é pequeno.
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MERCADO
A expectativa da Ford é de que mais de 400 unidades da Ranger Sport sejam vendidas por mês, o que fará que a nova versão seja responsável por cerca de 20% do mix da gama. “Não é à toa que a novidade chega pelo mesmo preço da versão XLS. Só quero vender essa”, brinca o gerente geral de Marketing, Antonio Baltar, ao garantir que nenhuma versão sairá do catálogo por enquanto.
Pelo volume projetado, a marca acredita no sucesso de vendas da configuração “Sport”, uma vez que Strada Adventure e Montana Sport vendem mais ou menos a mesma quantidade. Mas há um porém nesta história. Para custarem a mesma coisa que a Ranger, as picapes Fiat e Chevrolet contam com inúmeros equipamentos a mais que o modelo da Ford, que não tem opcionais na configuração “Sport”. Equiparadas à ela, a picape Fiat sai por R$ 45.286 e a Montana por R$ 45.760. Valores bem inferiores ao do utilitário da Ford.
A S10 Advantage cabine dupla, com o motor 2.4 Flexpower, custa R$ 55.476 e também entra nesta briga.
Como a própria Ford diz, a Ranger é uma picape de verdade, pelo preço de carro pequeno. Se você realmente precisa de um carro grande e não se importa com o consumo de combustível e com o preço do seguro, a versão “Sport” parece bem interessante ante suas rivais. Caso contrário, fique com as picapes de “mentirinha” mesmo, como a Courier, por exemplo.
Ficha técnica Ranger Sport Cabine Simples
Motor: Duratec 2.3 litros, 4×2, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, a gasolina
Cilindrada: (cm³) 2.260
Potência: (cv) 150 cv a 5.250 rpm
Torque: (kgfm) 22,1 kgfm a 3.750 rpm
Câmbio: Mecânico, de cinco marchas
Comprimento: (m) 4,81
Largura: (m) 2,02
Altura: (m) 1,73
Entre-eixo: (m) 2,83
Peso: (kg) 1.490
Suspensão: Independente, com barra de torção, amortecedores pressurizados a gás e barra estabilizadora na dianteira; eixo motriz semiflutuante, molas semi-elípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos de dupla ação na traseira.
Freios: Hidráulico assistido a vácuo, duplo circuito, disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com sistema de válvula sensível a carga (LSV)
Tanque: (l) 60
Preço: (R$) 49.990

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